terça-feira, 12 de junho de 2012

MANUEL MARQUES - ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS


O aquecimento global, como um dos responsáveis pelas alterações climáticas recentes e futuras, tem originado situações relacionadas com questões de ordem ecológica e, consequentemente, com o equilíbrio das populações humanas. Alterações climáticas interferem diretamente no ambiente natural.
as condições climáticas proporcionadas pelo aquecimento global podem ter causas diversificadas como o Efeito estufa, alteração camada Ozono, poluição…. e como consequências o degelo, a desertificação, efeitos saúde e… entre outras.
O ser humano é céptico perante as consequências que poderão vir a ser intensificadas com as alterações climáticas provocadas pelo aquecimento global.
Perante os estudos que demonstram a alteração climática causada por atividades antropogénicas, provavelmente é de certo modo negligente por parte da sociedade, continuar o ritmo de desenvolvimento praticado até o presente, ou seja, emitir gases com efeito de estufa sem a preocupação com os impactos para o aquecimento global. Quer estes sejam ou não causas deste fenómeno.
Na história geológica do planeta fomos a única espécie capaz de interferir no regime climático natural a ponto de causar alterações climáticas comprometedoras.
As alterações climáticas e as manifestações causadas na atmosfera, desencadeiam uma série de eventos que originam alterações, tanto positivas quanto negativas, nas paisagens e na qualidade da vida humana. As positivas passam despercebidas, mas as consequências negativas ganham cada vez mais notoriedade perante a sociedade.
Ao interferir directamente nos ambientes naturais, geram-se conflitos pelo intenso uso e acesso aos recursos naturais, principalmente a água potável e outros recursos fundamentais para a sustentação da economia.
Pesquisas científicas e projecções de cenários climáticos, divulgados recentemente, concluíram que as condições climáticas proporcionadas pelo aquecimento global, continuam a aumentar.
Perante isto, e de acordo com a maior parte da comunidade científica, é preciso agir. E propostas não faltam. Porém, até o momento, nada foi considerado eficaz para conseguir atenuar o aquecimento global e as suas consequências. Um factor importante nesta questão que deve ser levado em consideração são as políticas económicas e de desenvolvimento adoptadas pela sociedade. Muitas promovem a injustiça social, favorecendo a desigualdade no pagamento do “imposto” tendo em conta o principio poluidor- pagador, entre os diversos países.
Países em desenvolvimento, como a China despontam como um dos principais emissores de gases de efeito de estufa e, se for tido em conta o direito ao seu desenvolvimento, consequentemente o direito de poluir, alega-se que é justa sua posição.
Noutro tempo, parte dos países industrializados fizeram o mesmo para alcançar um patamar confortável de desenvolvimento que hoje apresentam.
E agora?

Só com um bom planeamento em políticas públicas sustentáveis, investimento em tecnologias eficientes e renováveis em conjunto com formação e a informação aos profissionais e á população, poder-se-á mitigar os efeitos nocivos na qualidade de vida humana.  Se nada for feito, será que a espécie humana, fauna e flora  brevemente se tornará extinta?
Ou a evolução da espécie continuará? E adaptar-se-á e continuará a evoluir e a sobreviver por gerações, como sempre sucedeu, durante toda a linha do tempo que se tem registo.

Afinal, o homem apareceu há apenas 4 milhões de anos e muitas mudanças climáticas já ocorreram na Terra antes de nossa existência. Este complexo conjunto de eventos provocados pelo Homem, de doenças, desastres naturais e colapso da economia que ninguém sabe até onde irá chegar.
Daí a urgência de preparar a sociedade, investir em pesquisas sobre o tema e divulgar os seus resultados, para que se possa evitar um futuro desolador e catastrófico da nossa existência, pelo aquecimento global e preparar a sociedade para enfrentar esta nova era

O QUE POSSO FAZER PARA CONTRIBUIR

l  HABITAÇÃO
Isolamento exterior da habitação, de modo a reduzir as percas energia para o exterior e eliminar as pontes térmicas .
Utilização de Energia solar térmica para aquecimento das águas quentes.

l  ÁGUA
Para a redução dos consumos de água, pode ser colocado em todos os autoclismos que não têm possibilidade de regulação, garrafas de 1,5l cheias de água, com o objetivo de reduzir o volume de água no depósito e consequentemente a descarga ser maior.

l  ILUMINAÇÃO
Iluminação Económica em quase toda a habitação.

l  COMPOSTAGEM
Colocação dos resíduos orgânicos numa horta, eliminando assim o nº de resíduos que vai para o aterro.

l  SEPARAÇÃO
De óleos e envidraçados. Não fazemos separação de outros lixos (nomeadamente pacotes leite, guardanapos, …vai tudo para o mesmo local… provavelmente por não haver perto ecoponto


Manuel Marques - ST 02/12




Sem comentários:

Enviar um comentário